Acabei de "zerar" o mega ultra blaster fodástico Far FUCKING Cry 3 cambada.
Gostei tanto da experiencia que decidi escrever sobre isso. O jogo é ,como o nome já diz, o terceiro e mais recente game, da série Far Cry mas, porém, contudo e todavia a história não é a continuação das anteriores, então mesmo se você não jogou os dois primeiros não se prive dessa incrível experiencia.
Totalmente mundo aberto (no estilo GTA) o jogo se passa numa ilha que dizem ser por ali no Pacifico, dominada por uma população divida em duas facções, os Rakyat e os piratas.
-
- "Para além dos limites da civilização encontra-se uma ilha, um lugar sem lei governado por pirataria e miséria humana, onde os escapes são apenas as drogas ou o cano de uma arma. Este é o lugar onde você se encontra, preso num lugar que esqueceu o certo do errado, um lugar que vive pelos princípios da violência. Descubra os segredos sangrentos da ilha e leva a luta ao inimigo; improvise e use o ambiente para sobreviver. Cuidado com a beleza e o mistério deste paraíso inexplorado e vive para superar os seus personagens cruéis e desesperados. Irá precisar de mais do que sorte para sobreviver".
-
-
- Descrição oficial da Ubisoft.
-
Não posso entrar muito em detalhes na história senão o pessoal fica com mimimi de spoiler mas o plot principal é o seguinte:Jason Brody, um jovem de 25 anos vai passar as férias num tour pela Asia quando um novo amigo sugere que eles pulem de paraquedas numa misteriosa ilha sem lei. A aventura deu ruim e o grupo acaba nas mãos de piratas que dominam a ilha e querem vender eles como escravos.
Após ser enjaulado, Jason consegue com a ajuda de seu irmão Grant fugir heroicamente da gangue de piratas e sendo resgatado por Dennis, um importante membro da tribo dos Rakyat. Jason agora é um herói na ilha e Dennis o apresenta a Citra, a lider da tribo Rakyat, que acredita que Jason é uma espécie de reencarnação de um guerreiro antigo da ilha.
Com a ajuda de Dennis e da tribo Rakyat, Jason enfrenta Vaas, líder dos piratas, para resgatar seus amigos, sua namorada Liza e seu irmão mais novo Riley. Ao mesmo tempo que resgata seus amigos, Jason ajuda a libertar a ilha dos piratas, principalmente quando o desejo de vingança começa a crescer dentro dele. Mas eu já te contei a definição de insanidade?
Esse ai em cima é você |
O jogo prende não só pela história, que alguns diriam não ser lá essas coisas, mas a jogabilidade é incrivelmente bem feita, o jogo é um fps muito diferente dos famosos games que seguem o estilo call of duty da vida, começando que ele não é um jogo em que você segue por trilhos enquanto te contam uma história, não que esse estilo seja ruim, mas far cry é um belo exemplo de game mundo aberto, e olha que é da Ubisoft e não da Rockstar. Eu já te contei a definição de insanidade?
A ilha é totalmente explorável, cheia de desafios e missões secundárias que você pode se aventurar durante a história ou depois dela, você pode desde escalar torres de rádio para desbloquear o mapa até atacar um acampamento inimigo para dominar a área. O jogo tem uma boa variedade de veículos e paisagens, eu particularmente quase não usei o serviço de teletransporte rápido disponível no game pois adorava ir de um canto a outro da ilha dirigindo e até matando piratas no caminho as vezes.
Alguns elementos também vão te lembrar de games de rpg, você logicamente não começa com todo o equipamento do jogo a sua disposição isso não inclui apenas armas, mas também coldres e bolsas de munição, que antes de você usar é necessário "criar" com o couro de animais espalhados pela ilha, já as armas você pode comprar em lojas ou "maquinas de venda automática".Da natureza você também retira folhas de plantas para fazer "poções" variadas como remédios para recuperar vida ou doses de adrenalina para correr mais rápido.
Hoje em dia gráficos bonitos já não são mais novidade, mesmo assim o game pode ser chamado de bonito, os gráficos estão dentro do esperado.
Sabe a definição de insanidade?
Muitas missões como as de invadir acampamentos dão a possibilidade de jogar de um modo mais stealth, o que é mais inteligente considerando que na maior parte do jogo você está sozinho. Há elementos fundamentais para isso, como por exemplo uma câmera que você usa para identificar inimigos bem ao estilo battlefield 3, com os inimigos marcados você consegue ver a sombra deles mesmo por trás de objetos bem ao estilo hitman. Há outros fatores que ajudam também, como a barrinha de detecção quando um inimigo te vê e o antigo recurso de jogar uma pedrinha para distrair o inimigo.
Durante o jogo você também libera tatuagens que lhe dão novas habilidades, diversificando cada vez mais as formas de se abater o inimigo e sobreviver na selva, ou no tiroteio.
Resumindo, Far Cry 3 é um game que é muito mais que uma história e um FPS que é muito mais que atirar nos outros. Vale muito a pena comprar, a história não é muito longa, mas rende boas horas de diversão e mesmo depois do fim ainda tem muito conteúdo de exploração disponível. Não cheguei a jogar o multiplayer ainda mas mesmo assim recomendo.
Aaah, a definição de insanidade? Joga o game que você descobre.